sábado, 28 de fevereiro de 2009

6.645 ADESÕES

Hoje, chegamos a 6.645 adesões, sendo 5.372 recebidas via mail, 1.056 assinados diretamente na página www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/842 e 217 assinaturas chegaram por malote.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Influências positivas do abaixo assinado

Nada que venha do movimento sindical e associativo deve nos iludir, por que majoritariamente nossas entidades são dirigidas e controladas por sindicalistas vinculados partidariamente ao(s) governo(s) e consequentemente aos patrões, uma vez que os governos existentes atualmente no Brasil, mesmo os do PT, já mostraram que não fazem outra coisa senão administrar o capitalismo que significa a ditadura de uma minoria, mas, forte economicamente, sobre a maioria, manipulada por essa minoria, sem nenhum escrúpulo.

Porém, a matéria abaixo, demonstra que o abaixo-assinado por melhorias no saúde caixa, pode ter chegado ao conhecimento dos dirigentes sindicais e da Caixa e isso pode representar alguma remota esperança de avanços. Não por espontaneidade dos dirigentes, mas pela impressionante marca de mais 6.600 usuários do Saúde Caixa que já aderiaram ao abaixo-assinado. Só por isso, o abaixo-assinado já está sendo útil.


Leia abaixo a matéria que extraí na íntegra da página da APCEF/SP.


18/02/2009
Reunião do Conselho de Usuários debate problemas com o Saúde Caixa
Da Agência Fenae

Gargalos no atendimento dos usuários foram repudiados. Os conselheiros eleitos cobraram ainda da Caixa a imediata implantação do plano Saúde Família

Representantes eleitos e indicados para o Conselho de Usuários estiveram reunidos em 17 de fevereiro, em Brasília, para tratar dos diversos problemas com o Saúde Caixa, o plano de saúde dos empregados da Caixa. Foi a 18ª reunião ordinária desde que esse conselho foi criado, mas antes ocorreu uma extraordinária, ocasião em que foi apresentado o planejamento da Gerência Nacional de Saúde para o ano de 2009, além de ter sido discutida a necessidade das equipes das Gerências de Filiais de Pessoas (Gipes) nos Estados receberem treinamentos e ferramentas adequadas para melhor gerir o atendimento dos usuários nas diversas regiões do País.
Os gargalos no atendimento dos usuários do Saúde Caixa são cada vez maiores. Problemas operacionais levam, muitas vezes, a que esse atendimento não seja realizado, deixando os empregados sem opção e obrigando-os, em alguns casos, a se deslocar para cidades vizinhas quando houver necessidade de consultas e exames. Em alguns Estados, por exemplo, há casos de usuários que pagam, mas não utilizam o plano de saúde, porque a sua região não dispõe de rede credenciada adequada. Demandas dessa natureza são antigas e carecem de soluções urgentes, mas a Caixa não vem dando prioridade para essa questão.
A situação da rede credenciada torna-se cada vez mais crônica. A reunião do Conselho de Usuários voltou a discutir a atuação das Gipes nos Estados, que encontram dificuldades para acompanhar o processo com os credenciados e os descredenciados, devido a problemas como a cartelização do mercado e o excesso de documentação para credenciar profissionais, clínicas, hospitais e outras empresas. Também preocupa a falta de profissionais em diversas regiões do País.
Foram apresentados aos conselheiros relatórios sobre os seguintes tópicos: evolução e perfil dos beneficiários e credenciados do Saúde Caixa, afastamento dos beneficiários e situação por Estado da rede credenciada no Brasil. Por outro lado, os conselheiros eleitos voltaram a cobrar da Caixa uma posição sobre o processo de implantação do plano Saúde Família, reivindicado pelo movimento nacional dos empregados e que permanece em discussão no GT Saúde e no Conselho de Usuários. Caso venha a ser adotado, o plano Saúde Família permitirá a inclusão de parentes não-dependentes (pais sem renda, filhos maiores de 21 anos não-estudantes, filhos maiores de 24 anos etc.), com utilização da rede do Saúde Caixa a preço de custo.
Na reunião do Conselho de Usuários, a Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (Gesad) apresentou um histórico acerca da atual situação e da previsão de data para a conclusão da contingência, quando ocorreu um período de interrupção do processamento das contas do Saúde Caixa, entre abril de 2005 e abril de 2007. O problema aconteceu por responsabilidade exclusiva da Caixa, que encerrou o contrato com a empresa que prestava o serviço, sem que outra fosse contratada em tempo hábil. Isso gerou a suspensão dos débitos mensais das participações e causou, assim, transtornos aos participantes/usuários. É imprescindível saber quando essa falta de sistema (contingência) começou, porque surgiu e para onde vai.
Essa contingência reflete negativamente no trabalho do Conselho de Usuários, composto de forma paritária por cinco membros indicados pela Caixa e cinco eleitos pelos participantes, além de seus respectivos suplentes. O fato é que, devido a essa falta de sistema, a discussão sobre o equilíbrio financeiro do Saúde Caixa e sobre a inclusão de procedimentos para a ampliação das coberturas ficam prejudicadas. Os conselheiros eleitos voltaram a cobrar soluções urgentes para colocar as contas em dia. A Gipes de Brasília é a única que ainda não finalizou seu trabalho sobre a contingência, mas há a previsão de que isto ocorra até o fim de abril deste ano.
Devido a dificuldades ainda existentes, o Saúde Caixa passa por uma fase de ajustes, podendo ter casos de usuários com acerto a fazer ou a receber. A próxima reunião do Conselho de Usuários foi agendada para 29 de maio, em Brasília.
No encontro, estiveram presentes os seguintes conselheiros eleitos: Sérgio Amorim (Seeb/RJ), Laura Gatti (aposentada/Fenacef) e Rogério Vida Gomes (Fenag), na condição de membros titulares. Também participaram os membros suplentes Jackeline Machado (Seeb/SP) e Umberto Gil Alcon (Seeb/BH).

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Saude Caixa é reprovado em avaliação de desempenho da ANS - clique aqui

A ANS - Agência Nacional de Saúde Complementar realizou uma pesquisa de Avalização de desempenho de 1327 operadoras de planos de saúde, entre elas, o Saúde Caixa. Como era de se esperar, nosso Saúde Caixa obteve uma péssima classificação. Esta avaliação refere-se ao ano de 2007 e, até junho de 2009 deverão ser divulgados os resultados referentes a 2008. O resultado da pesquisa, que é público, desmente qualquer afirmação da Caixa sobre a qualidade do plano.

Este é o resultado da 3ª Fase que avalia o desempenho de sua operadora nas dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeira, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários, no ano de 2007, por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que está dividido em cinco faixas de valores (entre 0 e 1), que são:

0,00 - 0,19; 0,20 - 0,39; 0,40 - 0,59; 0,60 - 0,79; 0,80 - 1,00

Obter o IDSS na faixa 0,80 a 1,00 corresponde ao melhor desempenho.

Resultado da Avaliação de Desempenho da operadora CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, para o ano de 2007.

Índice de Desempenho - IDSS da Operadora na faixa de 0,20 e 0,39







A matéria completa encontra-se em: http://www.ans.gov.br/portalv4/site/noticias/noticia_25730.asp?secao=Home

A página de pesquisa por plano de saúde está em: http://www.ans.gov.br/portal/site/_qualificacao/materia.htm, ou clique no título desta matéria para entrar na página.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

6.575 adesões

Hoje, chegamos a 6.575 adesões de colegas na luta pela melhoria do plano de saúde Saúde Caixa. Desse total, chegaram por mail 5.307, por malote chegaram 217 e na página disponível na internet temos até o momento 1.051.

Vale lembrar aqui que diariamente está sendo feita uma depuração para evitar repetição de assinaturas, confrontando todos os meios disponíveis para adesões.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Chegamos a 6.558 adesões

Chegamos hoje a 6.558 assinaturas no abaixo assinado por melhorias no Saúde Caixa.

Esse elevado número de adesões, por si só já demonstra a necessidade urgente de melhorias e é importante lembrar que diariamente outras dezenas de assinaturas chegam, seja por mensagem eletrônica ou diretamente na página do abaixo assinado na internet, cujo acesso está disponível clicando sobre o título dessa notícia ou ao lado esquerdo da tela do seu computador.

Outras reivindicações
Quem tiver outras reivindicações a fazer com relação ao Saúde Caixa, que não tenham sido lembradas no texto original do abaixo assinado, poderão fazê-las através de mensagem por e-mail a mroa01@hotmail.com ou utilizando o espaço destinado a comentários existente ao assinar na internet. Todas as reivindicações que chegarem serão encaminhadas, em relatório anexo quando da entrega do abaixo assinado às areas competentes.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Conheça seus direitos

O conjunto de direitos de um plano de saúde varia de acordo com algumas características do contrato, individual/familiar ou coletivo. Nos casos abaixo, os direitos são garantidos em ambos.

Cartão desconto:
Cartão desconto não é plano de saúde. Os sistemas de descontos são vendidos por empresas que não garantem os serviços nem o pagamento das despesas.

Fisioterapia: A fisioterapia era excluída ou limitada a poucas sessões. Nos planos de saúde contratados a partir de 1999, a cobertura para fisioterapia é obrigatória quando indicada pelo médico.

Cheque-caução:
Os hospitais não podem exigir depósito antecipado. Quem tem plano de saúde não pode ser obrigado a deixar cheque-caução para ser internado.

Quimioterapia e radioterapia:
Quimioterapia e radioterapia têm cobertura obrigatória. Nos planos contratados a partir de 1999, o paciente pode realizar quantas sessões forem recomendadas pelo médico.

Estadia de acompanhante:
Criança internada não precisa ficar sozinha no hospital. A estadia do acompanhante de pacientes com até 18 anos deve ser paga pelo plano de saúde.

Hemodiálise:
Pacientes renais têm garantidas as suas sessões de hemodiálise. Nos planos contratados a partir de 1999, hemodiálise e os transplantes de rim têm cobertura obrigatória.

Distúrbios visuais:
Cirurgia de catarata e transplante de córnea têm cobertura obrigatória. nos planos contratados a partir de 1999, cirurgia de catarata e de outros distúrbios visuais são garantidos.

Cobertura:
Nenhuma doença pode ser excluída da cobertura de planos de saúde. Nos planos contratados a partir de 1999, doenças como câncer, aids e transtornos psiquiátricos têm cobertura obrigatória.

Doenças pré-existentes:
Doenças existentes antes da contratação do plano de saúde têm tratamento garantido. Nos planos de saúde contratados a partir de 1999, apenas alguns procedimentos mais complexos ficam temporariamente restritos.

Rede Hospitalar:
Alteração na rede hospitalar informada no contrato de um plano tem que ser avaliada pela ANS. Nos planos de saúde contratados a partir de 1999, não pode haver redução da oferta de serviço.

Fonte:http://www.ans.gov.br/portal/site/perfil_Consumidor/direitosdoconsumidor.asp

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Já temos 6.415 adesões

Lembrando que o abaixo-assinado pode ser assinado na internet no link http://abaixoassinado.org/abaixoassinados/842 (clique no título dessa postagem ou ao lado direito desta tela), ou enviando e-mail para mroag01@hotmail.com, manifestando interesse em aderir ao abaixo-assinado.

Continuem divulgando o abaixo-assinado por melhorias no saúde caixa. São milhares de colegas e seus familiares prejudicados pelo plano de saúde, que a Caixa diz ser um dos melhores, mas a realidade mostra o contrário. São colegas que precisam se deslocar dezenas e até centenas de quilômetros para conseguirem um atendimento na especialidade que precisam; são colegas que são humilhados nas filas de hospitais vendo pacientes serem passados na frente, nem sempre pela emergência, mas porque tem planos de saúde melhores que o saúde caixa, são colegas que esperam meses por um tratamento até que a Caixa aprove o tratamento e muitas vezes não é aprovado e o colega tem de procurar o SUS ou a rede privada; são colegas que não podem increver pai e mãe como dependentes porque o plano não permite, enquanto, esse mesmo plano serve aos deputados e funcionários da câmara federal com todos esses direitos; são colegas que não conseguem um tratamento ortodôntico, ou de visão, por que o saúde caixa considera isso um procedimento estético, ou, pasmem, uma bota ortopédica, não sei por que cargas d'agua não é um procedimento permitido pelo saúde caixa... Enfim, são tantos os problemas encontrados nesse plano de saúde que deixam claro que a Caixa nos oferece um dos piores planos e diz que é um dos melhores. Só se for melhor para a própria Caixa que, por economia, não nos oferece a devida qualidade em saúde e está entre as empresas que oferecem o plano de saúde mais caro aos seus empregados. E, é triste saber que essas mesmas regras excludentes que valem para os empregados não valem para os senhores deputados.

Precisamos continuar divulgando o abaixo-assinado e, mesmo depois da entrega, que acontecerá no decorrer do mês de fevereiro, continuar cobrando e exigindo da Caixa e dos nossos representantes no Conselho Deliberativo e Consultivo, bem como dos nossos representantes sindicais e associativos, que deem mais importância para as nossas reivindicações referentes ao saúde caixa. Precisamos e merecemos.

Temos na data de hoje, até o momento, 6.415 adesões.